Blog Internacional - se vc quiser ler o conteudo em outra lingua é só clicar na bandeirinha !

' Prefessor Paulista - Contato. (016) 9302.7869 / (016) 3017.4677 / (016)3703.0191 / (011) 9352.9999

O seu ponto de encontro para bater um papo, trocar experiências e respostas sobre treinos


tentar adquirir experiencia apenas com a teoria, é como tentar matar a fome apenas lendo o cardapio







terça-feira, 18 de maio de 2010

Tipos Físicos

Saiba com qual você mais se identifica e aproveite as dicas.

Que ninguém é igual a ninguém , todos nós sabemos , mas através de características comuns que podemos dividir os tipos físicos em três grupos. Saber exatamente em qual grupo se encaixar melhor pode ser de grande valia para alcançar os seus objetivos mais rapidamente , com uma alimentação adequada e exercícios apropriados.

Todos nós somos uma mistura dessas três condições físicas diferentes , no entanto existe sempre a predominância de uma delas em particular.O seu tipo físico é aquele pelo qual você mais se identifica.

‘ MESOMORFO –

Os MESOMORFOS geralmente têm um visual mais atlético e sarado , boa postura e simetria.
Apresentam mais facilidade para ganharem massa muscular do que a maioria das pessoas e da mesma forma perdem gordura mais rapidamente seguindo um dieta apropriada.

TREINAMENTO : > Como dito antes , o mesoformo encontra relativa facilidade para desenvolver massa muscular , mas e aconselhado incluir uma variedade suficiente de exercícios em seu programa , de modo que os músculos possam se desenvolver proporcionalmente.
O melhor treinamento com pesos para o mesomorfo é aquele com cargas mais altas e feito de forma explosiva (( força e intensidade )). Técnicas avançadas de treinamento como Super sets , Drop sets , Séries negativas são muito úteis para os mesomorfo e podem proporcionar excelentes ganhos muscular. Os treinos cardiovasculares devem ser feitos 2 – 3 vezes na semana , em sessões de 20 – 30 minutos. A intensidade deve ser moderada a alta para objetivos de queima de gordura e definição muscular.

ALIMENTAÇÃO : > Procure ingerir proteína de alta qualidade ao longo do dia com uma quantidade moderada de carboidratos (( dê preferência aquelas de baixo índice glicêmico )) e gorduras. Adotando uma dieta nutritiva e evitando alimentos com pouco valor nutricional , o apetite e os níveis de energia ficarão estáveis proporcionando maior saciedade.

‘ ENDOMORFO –

As pessoas com esse tipo físico apresentam um estrutura óssea mais larga e forte. Normalmente não possuem boa definição muscular e são geralmente mais pré-dispostas ao acúmulo de gordura corporal.
Os homens até não se importam com esse biótipo mas é o pesadelo das mulheres!

TREINAMENTO : > ao escolher um tipo de treinamento , o endomorfo deve buscar o aumento de seu metabolismo. Uma boa dica são os treinos em circuito. Aqui não é recomendado o uso de cargas muito elevadas , para não limitar o numero de repetições a serem feitas. A faixa entre 10 – 15 repetições é a ideal para os endomorfos.
Já o treino cardiovascular é de extrema importância para o endomorfo e deve ser feito com regularidade , visando à queima de gordura. Os endomorfos podem ainda , recorrer ao uso de monitores cardíacos em sua rotina de exercícios!

ALIMENTAÇÃO : > todos nós precisamos fazer refeições menores e freqüentes ao longo do dia e essa regra não é uma exceção para os endomorfos. Pelo contrario , eles são os grandes beneficiados disso , já que refeições menores e mais freqüentes aumentam o metabolismo e mantém os níveis de energia mais evitando ataques de fome. Certifique-se de comer pelo menos 5 – 6 refeições por dia.

‘ ECTOMORFO –

Pessoas desse grupo apresentam grande dificuldade para ganharem peso. Pernas e braços grandes , baixa porcentagem de gordura corporal e poucos músculos : esses são os ectomorfos. Geralmente são leves , tendo a altura maior que o peso , mantendo-se em constante batalha para conquistar ganho de massa muscular. Sua taxa de metabolismo é mais alta que o normal , o que proporciona uma queima calórica mais rápida do que o processo de armazenamento. Enquanto que algumas mulheres são veriam problema nenhum em ter essas características , os homens geralmente tem uma visão diferente.

TREINAMENO : > Para os ectomorfos , é preciso estimular os músculos mais intensamente para alcançar uma boa resposta em termos de ganhos musculares. Exercícios usando barras e halteres são ótimos para o desenvolvimento dos ectomorfos. Eles permitem que seja alcançada melhor amplitude de movimentos e geralmente são mais familiares ao corpo do que os exercícios feitos nas maquinas.
Um bom descanso entre as séries (( 2 – 3 min. )). Também é importante para que sejam repostos os níveis de ATP e você tenha força para uma nova série de exercícios. Treinamentos pesados exigem muito do organismo e dessa forma o ectomorfo precisa descansar o suficiente entre as sessões de treinamento.
Os ectomorfos geralmente têm um metabolismo muito alto de calorias é muito intensa.
Dessa forma não há preocupação com exercícios cardiovasculares por enquanto. A menos que você faça atividades cardiovasculares por razões pessoais. Você deve inicialmente se concentrar em ganhar massa muscular magra através do treino com pesos.

ALIMENTAÇÃO : > Dê muita atenção à nutrição. Ingira mais colorias do que esta acostumado e , se necessário , consuma bebidas protéicas e hipercalóricas para suplementar sua alimentação. Lembre-se de que a alimentação é responsável por pelo menos 70 – 75 % de todo resultado que você almeja. Dessa forma mesmo que você seja naturalmente magro você precisa ingerir com freqüência alimentos de alta qualidade nutricional , saudáveis e completos.






franca - sp, capoeira, professor paulista


Nenhum comentário:

Postar um comentário