Blog Internacional - se vc quiser ler o conteudo em outra lingua é só clicar na bandeirinha !

' Prefessor Paulista - Contato. (016) 9302.7869 / (016) 3017.4677 / (016)3703.0191 / (011) 9352.9999

O seu ponto de encontro para bater um papo, trocar experiências e respostas sobre treinos


tentar adquirir experiencia apenas com a teoria, é como tentar matar a fome apenas lendo o cardapio







quarta-feira, 5 de maio de 2010

Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba), nasceu em 23 de novembro de 1899, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, Bahia, filho de Luís Cândido Machado, famoso campeão baiano de batuque, e de Maria Martinha do Bonfim. Somente aos 12 anos de idade, Bimba o caçula de Dona Martinha, iniciou na Capoeira, através de Mestre Bentinho, Capitão da Companhia de Navegação Baiana.





Em 1928 foi criada a Capoeira Regional (Luta Regional Baiana) por Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba), uma manifestação da cultura baiana. Ele utilizou os seus conhecimentos de Capoeira (que após a criação da Regional denominou-se Angola) e do Batuque. O Batuque é uma luta violenta, onde o objetivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas.
Infelizmente Mestre Bimba, o Rei da Capoeira, veio a falecer na cidade de Goiânia-GO vitima de uma parada cardíaca em 05 de fevereiro de 1974. Foi enganado e morreu na miséria, talvez se não tivesse saído da sua Bahia, não teria esta grande decepção no fim de sua vida.
Principais características da Capoeira Regional:


Exame de Admissão, Seqüência de Ensino de Mestre Bimba, Cintura Desprezada, Batizado, Esquenta Banho, Formatura, Iúna, Curso de Especialização, Charanga, Toques, Quadras e Corridos. Plasticamente a Capoeira Regional é identificada pelos golpes bem definidos, pernas esticadas, movimentos amplos, jogo alto e objetivo.


Exame de Admissão:
Consistia de alguns exercícios básicos, com a finalidade de verificar a flexibilidade, força e equilíbrio do iniciante. Em seguida a aula de coordenação onde o aluno aprendia a gingar auxiliado pelo Mestre Bimba. Para ensinar a ginga, o Mestre pegava-o pelas mãos e o ensinava à gingar.


Seqüência de Ensino de Mestre Bimba:
O mestre criou o primeiro método de ensino da Capoeira, que consta de uma seqüência de movimentos de ataque e defesa dividida em 08 módulos, devendo ser praticada todos os dias. Os movimentos treinados na seqüência são os mais utilizados na roda de Capoeira.


Cintura Desprezada:
É uma seqüência de golpes ligados e balões, onde o capoeirista projeta o companheiro, que deverá cair em pé ou agachado jamais sentado. Tem o objetivo de ensinar o capoeirista a sair e livrar-se dos agarrões, desenvolver a auto-confiança, o senso de cooperação, responsabilidade, agilidade e destreza.






Batizado:
É um momento de grande significado para o aluno, na Academia de Mestre Bimba ele dizia "Hoje você vai entrar no aço". Desta maneira o Mestre avisava ao aluno que chegou a hora do seu batizado, era um momento de grande emoção. Para este jogo era escolhido um formado ou um aluno mais velho da Academia, que como padrinho incentivava ao afilhado a jogar, fazendo-o soltar o jogo, então era dado um apelido "Nome de Guerra" com o qual passaria a ser conhecido na capoeira.

Esquenta Banho:
Logo após o termino da aula todos os praticantes corriam para o banheiro afim de tomarem uma ducha, no entanto o banheiro da academia só tinha um chuveiro, o que causava um congestionamento. Para não esfriar o corpo, os alunos mais velhos, normalmente os formados tomavam a iniciativa e começava o "Esquenta Banho".

Formatura:
Era um dia especial para o Mestre e seus alunos, um ritual com direito a paraninfo, orador, e madrinha. Era como se aluno estive concluindo o ensino fundamental.


Iúna:
A Iúna é uma marca registrada da Capoeira Regional, é um toque de berimbau criado pelo Mestre Bimba, onde só os alunos formados tinham acesso à roda, sendo obrigatório a realização de um "jogo de floreio", bonito, curtido, malicioso e que deve ser aplicados os balões.


Curso de Especialização:
Este era um curso onde só poderia participar os alunos formados por Mestre Bimba, que tinha como conteúdo as "emboscadas".


Charanga:
A bateria da Capoeira Regional, que é composta por 01 berimbau e 02 pandeiros, sendo o berimbau o instrumento que comanda a roda.


Toques:
São Bento Grande, Santa Maria, Banguela, Amazonas, Cavalaria, São Bento Pequeno, Idalina e Iúna. Cada toque tem um significado e um estilo de jogo.


Cantos:
quadras e corrido.


Mulher Barbada:
Criada por BIMBA é uma bebida que faz parte da tradição da Capoeira Regional.


Nomenclatura:
A nomenclatura da capoeira regional é composta por 75 movimentos, partindo de alguns movimentos encontraremos variações pertinentes à Capoeira Regional.










2 comentários:

  1. Breve história da capoeira.

    O primeiro registro conhecido de capoeira é de 1789 feito no Rio de Janeiro, e trata do escravo mulato Adão, que é condenado a 500 açoites e trabalhar dois anos em obras públicas pela prática de capoeiragem. No Rio de Janeiro no final do século XIV, os capoeiristas se organizaram em grupos, chamados maltas, criando disturbios na cidade, fechando o comécio e tomando conta de praças, sendo extinta a sua prática com a Proclamação da República e a subsequente perseguição policial, na década de 1890. No entanto esta capoeira carioca das maltas deixou um herdeiro: o malandro. O malandro vai se tornar uma figura importante, não só no samba onde será cantado e decantado no início do século XX, mas na própria identidade do Rio de Janeiro. Nos anos 1930, temendo a popularização da arte-luta o presidente Getúlio Vargas convidou Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba, para uma apresentação no Palácio do Governo. Getúlio Vargas permitiu a abertura da primeira academia de capoeira, que teria um cunho folclórico, perdendo assim suas características de luta marginal e vadiagem.

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AEW LEO ...
    AH ! A FOTO DO ENCONTRO ENTRE GETÚLIO E MESTRE BIMBA É A ULTIMA DA POSTAGEM DE MESTRE BIMBA !
    FOTO ESSA MUITO IMPORTANTE PARA NOSSA HISTÓRIA ...
    AXÉÉÉ A TODOS ...

    ResponderExcluir