Blog Internacional - se vc quiser ler o conteudo em outra lingua é só clicar na bandeirinha !

' Prefessor Paulista - Contato. (016) 9302.7869 / (016) 3017.4677 / (016)3703.0191 / (011) 9352.9999

O seu ponto de encontro para bater um papo, trocar experiências e respostas sobre treinos


tentar adquirir experiencia apenas com a teoria, é como tentar matar a fome apenas lendo o cardapio







segunda-feira, 19 de abril de 2010

Musicalidade na Capoeira


A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande).

Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das canções freqüentemente de acordo com o ritmo do berimbau.

A parte musical faz da capoeira uma luta única e especial. Ela dita o ritmo e a intensidade do jogo. Os instrumentos, liderados pelo berimbau gunga e acompanhados pelas palmas determinam o estilo do jogo e sua velocidade. O canto dá o tom da roda, pode tornar o jogo mais agressivo ou mais amistoso de acordo com o conteúdo cantado.

Cantos da Capoeira -

O canto na roda de capoeira é sempre puxado por uma pessoa e respondido pelos outros. Há quatro tipos de cantos:

' Corrido

Onde o coro vem logo em seguida da estrofe.

Ex :

Xô, xô meu canário

Meu canário é cantador

Xô, xô meu canário

Foi embora e me deixou

Xô, xô meu canário

Meu canário é da Alemanha

Xô, xô meu canário

Nego velho também apanha

Xô, xô meu canário

Meu canário é cantador

Xô, xô meu canário

Foi embora e me deixou

Xô, xô meu canário

Meu canário é da Alemanha

Xô, xô meu canário

Alemão que me mandou

Xô, xô meu canário

Meu canário é cantador

' Quadra

Onde o coro vem depois de quatro tempos.

Ex :

"A canoa virou, marinheiro ô, no fundo do mar tem dinheiro A canoa virou, marinheiro ô, no fundo do mar tem dinheiro" Autor não conhecido

' Chula

Uma história cantada em que o coro entra no fim.

Ex :

Iaiá! Acende o candeeiro!

Só a luz ofuscante da candeia

E o clarão da lua cheia

É que faz o terreiro clarear!

Iaiá! Acende o candeeiro! Iaiá, Iaiá!

Só a luz ofuscante da candeia

E o clarão da lua cheia

É que faz o terreiro clarear!

Hoje tem festa nos quilombos dos palmares

Já se ouve pelos ares o som estridente do tambor

Ioio, ioio! No rabo de arraia certeiro

No jogo de angola rasteiro

De cobra igual cobra coral

Uma ligeireza nos raios, destreza fundamental

Qum paga o pato é o capitão do mato

Na luta do bem contra o mal

Iaiá, iaiá! Oi, Iaiá, iaiá! Oi, Iaiá, iaiá!

O balançar na barra da saia

Levante e sacode a poeira do chão

Oi, abre a roda que agora o pau vai comer

Do samba angolano, na ginga do maculelê

Oi, quem tem sangue de quilombo não cai

Finge que vai, mas não vai, risca seu nome no vento

Rei Ganga Zumba vem dar início ao festejo

Sua voz é um lampejo que comanda o ritual

O seu lamento era um grito de guerra

Escova sobre a terra, tornando o quilombo imortal

Oi, Iaiá, iaiá!

Iaiá! Acende o candeeiro!

Só a luz ofuscante da candeia

E o clarão da lua cheia

É que faz o terreiro clarear!

' Ladainha

Usada somente no jogo de Angola. É uma história cantada, porém mais lenta que as chulas e os corridos.

Ex :

Eu já vivo enjoado

De viver aqui na terra

Oh! Mamãe eu vou pra lua

Falei com minha mulher

Ela então me respondeu

Nós vamos se Deus quiser

Vamos fazer um ranchinho

Todo cheio de sapê

Amanhã às sete horas

Nós vamos tomar café

Eu que nunca acreditei

Não posso me conformar

Vem a lua, vem a terra

Vem a terra para o mar

Tudo isso é conversa

Pra comer sem trabalhar

O Sr. Amigo meu

Veja bem o meu cantar

Quem é dono não ciúma

Quem não é quer ciumar

Ê galo cantou

Ê menino é bom

Ê sabe jogar

Ê sabe jogar


' Graduação

O sistema de graduação varia de grupo para grupo. Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola e regional, a graduação é normalmente representada pelas cores de cordas ou cordéis amarrados na cintura do jogador.

Existem várias entidades (Ligas, Federações e Confedereções) que tentam organizar a graduação na capoeira.

Atualmente a Confederação Brasileira de Capoeira adota o sistema de graduação feito por cordões e seguindo as cores da bandeira brasileira.

franca - sp, capoeira, professor paulista

Um comentário: